Uma equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Serradinho, em Campo Grande, apresentou dois trabalhos científicos no 9º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN), um dos principais eventos da área de saúde pública na região, as apresentações destacaram o papel da Atenção Primária à Saúde na criação de soluções eficazes para problemas de saúde pública.
Os trabalhos, desenvolvidos na própria unidade, abordaram dois temas críticos:
"Ações de vigilância como estratégia para o controle e cuidado da tuberculose": Este estudo demonstrou como a vigilância ativa em um ambiente de atenção primária pode ser uma ferramenta poderosa para controlar a disseminação da tuberculose, uma doença ainda prevalente em muitas comunidades.
"Redução de danos no território com enfoque nas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)": O segundo trabalho apresentou uma abordagem de redução de danos adaptada para a comunidade local, mostrando como intervenções direcionadas podem ajudar a mitigar a propagação de ISTs.
A participação da equipe no congresso reforça a capacidade da Atenção Primária em transformar a rotina do atendimento em produção de conhecimento científico, a experiência da USF Serradinho serve como um modelo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode não apenas tratar doenças, mas também gerar dados e práticas que melhoram a saúde coletiva de forma mais ampla.
A presença da equipe de Campo Grande no DIERN inspira outras unidades de saúde a documentarem e compartilharem suas próprias experiências, elevando a qualidade do atendimento e contribuindo para o avanço da saúde pública no Brasil.