Transformação e Acessibilidade na Saúde
A evolução da teleinterconsulta é marcada pela integração de ferramentas digitais que facilitam a comunicação à distância, permitindo que consultas médicas sejam realizadas por vídeo, telefone ou mensagens. Essa inovação rompe barreiras geográficas, reduzindo o tempo de espera para atendimentos e possibilitando avaliações e diagnósticos rápidos e eficazes.
Atendimento especializado em Teleinterconsulta.
Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. O paciente marca a consulta no seu posto e o médico da unidade acompanha a consulta virtual. Quem já passou pelo atendimento aprovou a consulta, como a dona de casa, Aparecida de Jesus Rezende de Souza, 65 anos, que foi atendida no posto da Moreninha, perto da sua casa. “Isso é maravilhoso, mesmo distante eu me senti bastante acolhida porque o médico aqui nos dá esse respaldo, e vai nos auxiliando quando precisamos responder algo”, disse ela satisfeita com o atendimento.
Teleinterconsulta da Atenção Primária
A Teleinterconsulta, modalidade de atendimento com especialidade colaborou efetivamente para o aumento da resolutividade local das unidades de atenção primária. Com menos de um ano de funcionamento o serviço já beneficiou 238 pacientes que receberam atendimento sem precisar se deslocar para centros de especialidades. Essa modalidade de atendimento é uma parceria entre o Projeto de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS), Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).
A Revolução da Fisioterapia Através da Teleconsulta e Teleinterconsulta
Em meio a um cenário global onde a tecnologia e saúde caminham lado a lado, a fisioterapia emerge como uma das áreas da saúde que mais tem se beneficiado do avanço digital, especialmente através da prática de teleconsulta e teleinterconsulta, com o intuito de proporcionar uma assistência mais abrangente e eficaz, essas modalidades são fundamentais para o desenvolvimento da integralidade das ações de apoio matricial, fortalecimento do atendimento compartilhado entre profissionais e equipes, além de ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade à distância.