Na unidade de saúde da família (USF) Moreninhas, o bem-estar e a saúde dos idosos são prioridades, reflexo disso é a iniciativa “Não Caio Nessa”, um grupo voltado à prevenção de quedas que se reúne semanalmente, oferecendo uma combinação de exercícios e orientações com o objetivo de garantir mais autonomia e qualidade de vida para a população sênior.
O encontro, promovido todas as quintas-feiras, às 7h30, em uma praça vizinha à UPA Joel Rodrigues da Rocha, é palco de uma abordagem interdisciplinar liderada por fisioterapeutas comprometidos não apenas em fortalecer o físico, mas também em promover um espaço de escuta e acolhimento para os idosos. Datiene, preceptora, junto aos residentes Felipe (R2) e Thais (R1), lidera o grupo com uma série de atividades projetadas para melhorar o equilíbrio e a força muscular, fundamentais na prevenção de quedas, um risco comum nesta fase da vida.
Além dos exercícios, o “Não Caio Nessa” se destaca como um exemplo vibrante de como a saúde pode ser promovida de forma humanizada e coletiva, estreitando os laços entre a comunidade e os profissionais de saúde. Essa colaboração ressalta a importância da atenção primária à saúde e de uma abordagem que valoriza não apenas o tratamento de doenças, mas a prevenção de agravos e a promoção da saúde.
A iniciativa aberta convida mais profissionais e residentes a se juntarem a esse movimento, ampliando o alcance e a eficácia do grupo. O “Não Caio Nessa” não apenas enfatiza a prevenção como um pilar da saúde pública, mas também celebra a capacidade de envelhecer com dignidade, segurança e independência. Isso demonstra o potencial de intervenções comunitárias direcionadas para fomentar um envelhecimento saudável, alinhando-se aos princípios do autocuidado e do suporte mútuo.