O projeto Qualifica APS, numa iniciativa voltada para o aprimoramento das técnicas e métodos de supervisão em unidades de saúde, realizou uma série de treinamentos intensivos para os supervisores técnicos. Participaram do programa as nove unidades de saúde em que o Projeto Qualifica APS mantém as Residências em Saúde da Família, reforçando o compromisso da Fiocruz com a excelência no acompanhamento e na preceptoria das residências médicas e Multiprofissional.
Os treinamentos foram cuidadosamente elaborados para abordar os diversos aspectos do processo supervisório, com ênfase no alinhamento de objetivos, desenvolvimento de estratégias eficazes para o campo e a importância da atuação dos supervisores como pontes cruciais entre a teoria e a prática na rotina da Atenção Primária à Saúde (APS).
A iniciativa tem como meta principal reforçar e qualificar o papel dos supervisores, elementos chave no processo de formação dos residentes. O objetivo é assegurar ambientes de aprendizado de alto nível, promovendo cuidados resolutivos e um vínculo forte com o território atendido. Isso é essencial para uma Atenção Primária mais integrada, efetiva e adaptada às necessidades das comunidades.
Esta capacitação evidencia a necessidade de um acompanhamento constante e de qualidade dos futuros profissionais da saúde, preparando-os não apenas com sólidos conhecimentos teóricos, mas também com uma vivência prática enriquecedora. Esse é um passo fundamental para a implementação de uma APS que atue proativamente frente aos desafios de saúde pública, com profissionais bem preparados e comprometidos com a excelência no atendimento à população.
O projeto Qualifica APS é uma demonstração do compromisso com o fortalecimento das bases da saúde, oferecendo um modelo de supervisão que pode ser replicado para melhorar o padrão de cuidado em diversas regiões, contribuindo significativamente para a qualidade da saúde pública brasileira.