A população do Jardim Noroeste pôde contar, mais uma vez, com um necessário e acolhedor evento promovido pela Unidade de Saúde da Família (USF) local: a Roda das Gestantes. Trata-se de um ambiente seguro e de troca, voltado especialmente para as futuras mães daquela comunidade e que tem como objetivo principal reforçar o cuidado contínuo durante toda a gestação.
Esses encontros, que ganham cada vez mais relevância nos programas de atenção primária à saúde, são ferramentas poderosas na promoção de um acompanhamento integral da saúde da gestante. Por meio deles, é possível prestar assistência que vai além do atendimento médico, permeando outras esferas do bem-estar da mulher durante o período gestacional.
A preceptora médica Thayne liderou essa edição, na qual o tema central foi “Meu Corpo na Gravidez”. O assunto, abordado de maneira aberta e facilitadora, proporcionou um diálogo rico em informações sobre as transformações, tanto físicas quanto emocionais, que acontecem ao longo de uma gestação.
Ao sentarem-se na roda, as gestantes têm a chance de esclarecer suas dúvidas, de receber orientações e de refletir sobre os cuidados essenciais para garantir uma gravidez saudável. E o ambiente acolhedor, proporcionado por esta modalidade de atendimento, faz com que elas se sintam confortáveis para compartilhar experiências e inseguranças.
Essa atividade não seria completa sem a participação indispensável dos residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e de Medicina de Saúde da Família (MSF). Este apoio reforça a importância do trabalho multidisciplinar e da formação em serviço na Atenidade uma contribuição significativa na saúde primária. Nesta ocasião, o encontro também foi marcado por uma atividade mais descontraída e que agradou as participantes: um sorteio de brindes.
Iniciativas como a Roda das Gestantes são fundamentais para estreitar o vínculo entre a equipe de saúde e as usuárias do serviço. Este tipo de ação fortalece a relação entre todas as partes envolvidas, promovendo um ambiente de maior confiança, facilitando, assim, a troca de informações e a prestação de um cuidado mais eficaz e humano. Além disso, garante-se um apoio contínuo e próximo à realidade das gestantes de cada território. Em suma, a saúde da mulher ganha uma aliada de peso na luta por uma gestação mais tranquila e saudável.